Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Peixotoa psilophylla C.E.Anderson VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 15-08-2012

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Diogo Marcilio Judice

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

As subpopulações de Peixotoa psilophylla ocorrem de forma disjunta, em áreas de Cerrado do Estado do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A espécie apresenta EOO de 14.395,15 km² em regiões com alto índice de desmatamento, principalmente ocasionados pela agropecuária. Além disso, espécies invasoras e mudanças no regime do fogo também contribuem para a degradação dos remanescentes. Estima-se que hoje existam 51% de áreas nativas remanescentes de Cerrado e sua perda continua acelerada. Tais fatos evidenciam o declínio em extensão de ocorrência, área de ocupação e a perda de qualidade de hábitat da espécie. A espécie enquadra-se na categoria "Vulnerável" (VU).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Peixotoa psilophylla C.E.Anderson;

Família: Malpighiaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Peixotoa psilophylla é a única espécie no Estado do Mato Grosso com a haste floral glabra ou muito esparsamente pubescente quando maduros (Anderson, 1982).

Distribuição

A espécie ocorre no bioma Cerrado, nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (Mamede, 2010).

Ecologia

A espécie foi coletada em flores em junho e julho (Anderson, 1982). Ocorre em solos arenosos de Cerrado (Amorim com. pess.)

Ameaças

9.9 Restricted range
Incidência local
Severidade high
Detalhes De acordo com Biodiversitas (2005), o endemismo extremo é uma ameaça para a espécie.

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Deficiente de Dados" (DD) na Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

3 Research actions
Situação: on going
Observações: Segundo Biodiversitas (2005), a pesquisa científica em taxonomia e distribuição é uma medida de conservação em desenvolvimento para a espécie.

Referências

- ANDERSON, C. A monograph of the Genus Peixotoa (Malpighiaceae). Contributions from the University of Michigan Herbarium, v. 15, p. 1-92, 1982.

- MAMEDE, M. C. H. Peixotoa in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB008933>. Acesso em: 16 de Agosto de 2011.

- AMORIM, A.M.A. Comunicação do especialista André Márcio Araújo Amorim , do herbário CEPEC, Bahia, para o analista Diogo Judice, pesquisador do CNCFlora., 2012.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Peixotoa psilophylla in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Peixotoa psilophylla>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 15/08/2012 - 14:18:33